Apesar de não existir um padrão para crises e ideação suicida, pessoas em sofrimento tendem a dar sinais em comum. Esses sinais devem servir de alerta para familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos deles se manifestam ao mesmo tempo.
São esses:
Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos. Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.
Cuidar da nossa saúde mental e estar psicologicamente saudável significa coisas muito diferentes para as pessoas.
É recomendado que estejamos atento às nossas próprias oscilações de humor, sentimentos e pensamentos. Através do autoconhecimento desenvolvemos mais flexibilidade na resolução de nossos problemas. A chave é prestar atenção no que está acontecendo dentro da nossa mente.
Podemos potencializar a nossa esperança e resiliência, que são fatores de proteção contra o suicídio.
Se você convive com uma grande dor e não tem percebido alternativas para a melhora dela, tenha em mente que essa dor precisa ter escape, ser expressa assim como os outros sentimentos - alegria, orgulho, amor.
Certos pensamentos podem invadir nossas mentes e, mesmo não sendo muito frequentes, são sinais de alerta. Se você tiver os pensamentos abaixo, ou similares, busque ajuda.
Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida são relativamente comuns. A persistência deles e do sofrimento ligado a eles determina o quão perigosos eles são, e a medida da seriedade do problema, e isso só pode ser determinado com a ajuda de um profissional.
Grande parte das pessoas de auxílio para entrar em contato com os serviços de suporte. Se esse for o seu caso, converse com alguém que você confie, fale sobre o que está acontecendo, independente do que seja.
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.